domingo, 8 de janeiro de 2017

Entrevista do treinador Fernando Couto

Na sequência do sucesso das nossas equipas absolutas masculina e feminina nos Campeonatos Nacionais de Clubes, o nosso treinador principal Fernando Couto, que conduziu ambas as equipas até à promoção à 1ª Divisão, foi entrevistado pelo site de Natação Chlorus, uma entrevista que, com a devida vénia, aqui reproduzimos.


Entrevista:

Fernando Couto, treinador do Belenenses, terminou o Campeonato Nacional da 2ª. Divisão com o sentimento de “missão e promessa cumprida”, depois da subida inédita das equipas masculina e feminina à Primeira Divisão, nos campeonatos realizados no passado fim de semana na Póvoa de Varzim.
 
O técnico dos “azuis do Restelo” conta, em declarações ao Chlorus, que cumpriu a promessa feita em 2014 quando chegou ao clube: “Fazer de tudo para colocar o Belenenses na Primeira Divisão”.
 
Fernando Couto afirma que a subida da equipa masculina era “um dos objetivos definidos desde o início da época”, mas que no caso da equipa feminina as expetativas não eram tão elevadas.
 
Ao longo do campeonato verificámos que a equipa feminina também poderia subir. Sabíamos que a segunda sessão seria muito difícil para nós, mas que se tudo corresse bem e nos mantivéssemos num lugar de promoção no final da terceira sessão, podíamos subir. Felizmente, tudo correu bem e a equipa ficou no segundo lugar”, revela o treinador.
 
O líder do conjunto de Belém ambicionava a vitória em masculinos, mas dá os parabéns ao vencedor: “O segundo objetivo da equipa masculina era, eventualmente, ganhar a segunda divisão, mas tivemos uma oposição de qualidade por parte do Algés, que foi um justo vencedor.”
 
Ainda que tenha alcançado um resultado inédito, Fernando Couto põe um travão na euforia, referindo que “ganhar um Nacional de Clubes da Primeira Divisão não é um objetivo imediato” e que o clube tem outras prioridades, justificando que “a prova é emblemática e competitiva, mas não traduz a continuidade do trabalho ao longo dos anos”.
 
O treinador da equipa lisboeta frisa ainda que é “fundamental o Belenenses ter uma piscina própria” para que possa fortalecer a formação, e assim, “ombrear com outros clubes que têm um projeto assente nas camadas jovens”.

Sem comentários: