terça-feira, 16 de março de 2010

Pedro Oliveira no Jornal A BOLA

" Tempos Difíceis"


Hoje em entrevista ao jornal "a bola" fala de si
e da natação do CFB.

"Prefiro ser aluno de 17/18 valores e estar na Selecção, do que ter notas de 19/20".
"Continuamos um grupo extremamente unido".
"O Slava tem sido um factor dessa união".

Notícia:

O principal nadador do belenenses, Pedro Fontoura Oliveira fala das dificuldades que os Azuis têm passado nos últimos meses. Hipótese de a equipa sair com o treinador reforçada.

Quando, no Europeu Rijeca 08 de piscina curta, Pedro Fontoura Oliveira viveu a primeira grande internacionalização como sénior, teve um comentário inesquecível: "Prefiro ser aluno de 17/18 e estar na Selecção, do que ter notas de 19/20". Estava então no 2º ano de Engenharia Física e Tecnológica no Técnico e mostrava vontade em conciliar a excelência nos estudos, pelo que sempre foi elogiado pelos colegas, com o desempenho na natação. tarefa difícil em Portugal. Hoje, com 20 anos e integrado na Selecção jovem, mantém o sonho de chegar à equipa absoluta e passar por momentos ainda mais vibrantes. Porém, face à hipótese da natação de competição no Belenenses terminar, poderá ter de realizar tudo longe do clube onde nada desde os quatro anos.
"Vamos ver se, num futuro próximo, consigo integrar a Selecção absoluta. Outra meta que coloquei", diz com ar sério o melhor elemento dos azuis do Restelo, especialista em 200 e 400 livres.
"Estando no 3º ano as pessoas têm de compreender que já não é brincadeira nenhuma, pois o futuro passa pela vida académica. Não posso prometer nada mas estou disponível para trabalhar mais. Se os treinadores me disserem que tenho de treinar mais horas por dia, sou capaz de tentar arranjar tempo. Enquanto puder estar na natação é para ser a sério", garante.

Do que necessita então, Oliveira? "Antes de mais de maior tranquilidade no clube onde treino, que é coisa que actualmente falta pela situação que toda a gente já sabe...". Aproveitámos a deixa. Têm sido complicados os últimos tempos no Belenenses? "Têm sido muito difíceis", diz de imediato. "Às vezes só sabemos horas e local de treinos na véspera. O que provoca muitas indecisões. Quando se chega a certo nível o treino tem de ser algo preciso. Não podem haver horários à balda. Uma pessoa precisa de se organizar, caso contrário aumenta o stress e isso prejudica todos. Sobretudo eu , que gosto de coisas planeadas".
Esse sentimento é extensível ao resto da equipa sénior?, perguntámos. "De certa forma sim. Talvez não com a mesma amplitude, pois alguns não têm os mesmos objectivos. Mas é óbvio que preferiam ter a nossa piscina de 50 metros disponível todas as manhãs e tardes". refere sobre o facto de andarem a saltar entre o Jamor, a piscina de 20 m do Belenenses e a do Bairro da Boavista, de 25 metros. Isto a um mês do Nacional de Longa. "Na medida do possível a equipa não se tem deixado afectar. Continuamos um grupo extremamente unido. Se não o fossemos há muito que não haveria nadadores. Mas isso não é tudo. São precisas também as tais condições de trabalho que não temos. Não podemos estar a fazer treinos intensos em piscinas de 20 metros, com um metro de profundidade e água a 30ºC. É impossível! A qualidade sai afectada".

E o que acontecerá se Slava Poliakov, treinador do clube há 13 anos e a quem foi dito para chegar a acordo de rescisão até 1 de Abril, for mesmo embora?
"O Slava tem sido um factor dessa união. O seu despedimento pode significar a saída da equipa sénior. Posso garantir que quase todos o acompanharão, sobretudo se arranjar um clube nesta zona de Lisboa. Se não o conseguir os nadadores sairão na mesma para outros clubes. A situação a que chegámos é insuportável e, aparentemente, não há garantias de melhoras. Pelo contrário..."

Veja ainda no jornal:
Sonho dos Jogos e de estudar no MIT

Esperamos sinceramente que os piores cenários que o Pedro equaciona nesta entrevista não se concretizem.
Ainda é possível que a natação do CFB continue a contar com o treinador Slava.
Vamos lutar pela nossa natação!


11 comentários:

Anónimo disse...

Embora a situação da nossa imprensa pareça estar a mudar (frequência de artigos de Natação ultimamente), parece ser mais fácil e atrativo relatar dificuldades que feitos e resultados positivos.

A Comissão de Pais e a Direcção do CFB têm trabalhado diária e intensamente na resolução dos problemas da nossa natação. A palavra "diária" não é exagero, pois todos os dias tem havido trabalho e reuniões com elementos da Secção e da Direcção, estando todos empenhados no mesmo sentido.

Em breve vão ser divulgadas informações seguras e oficiais sobre a evolução dos acontecimentos. O que se pode garantir desde já é que uma boa parte do que tem vindo a público não é verdade, que uma boa parte dos problemas que têm surgido têm vindo a ser resolvidos e que as perspectivas para o futuro próximo ou a mais a longo prazo da nossa natação são boas.

APA/CP

Anónimo disse...

O que disse o Pedro é suportado pelo resto do nucleo do CFB!

Nuno Rola

Anónimo disse...

Embora esteja na primeira linha a felicitar a comissão de pais, neste momento e para tentar salvar a época de atletas como o Pedro mas mais alguns e mesmo todos cada um com os seus objectivos, o importante era esclarecer rapidamente algumas coisas como sejam:
1. O Slava fica ou não fica como treinador até ao final da época?
2. O CFB tem ou não tem a sua piscina apta para os treinos dos nadadores do clube?

Anónimo disse...

Para quase todos os nadadores do CFB "boas perspectivas para o futuro" significam a continuação do Slava, da Tânia e da Elena nos postos de treinadores que há já tantos anos têm, e uma solução definitiva para os problemas da piscina olímpica.

Não havendo isto não há boas perspectivas para ninguém. E sendo assim, muitos sairão.

Anónimo disse...

Acho engraçado é num curto espaço de tempo a imprensa desportiva nacional, mais especificamente o jornal "A Bola", terem tido um interesse tão imediato na natação do clube.
Só quem não está por dentro do clube é que pode pensar que é puro interesse. Acordem as noticias foram encomendadas por alguem que se mexe muito bem e em diversos locais.
Devem pensar é se as noticías não poderão ser responsabilizadas por um desfecho menos desejado.

Força Belém

Anónimo disse...

nao concordo com estarem a fazer isto no meio de um ano

Anónimo disse...

"Acho engraçado é num curto espaço de tempo a imprensa desportiva nacional, mais especificamente o jornal "A Bola", terem tido um interesse tão imediato na natação do clube.
Só quem não está por dentro do clube é que pode pensar que é puro interesse. Acordem as noticias foram encomendadas por alguem que se mexe muito bem e em diversos locais."


Talvez não saiba, mas o jornalista d'A Bola responsável pelos últimos artigos sobre a natação do Belenenses escreve regularmente sobre esta modalidade. Acontece que este é um tema que desperta algum interesse por entre a comunidade da natação, de tal forma que foi o próprio jornalista a tomar a iniciativa de o publicar.
Ninguém encomendou nada a ninguém.

Anónimo disse...

Se encomendou ou não isso é outro assunto, o que realmente interresa é as dificuldades que o nosso clube apresenta nesta altura, o que põe a modalidade em risco, que mesmo assim não se cansa de ter campões nacionais.
Por outro lado tenho muita pena da comissão de pais, pois lutou e ainda luta para conseguir colocar a natação no patamar a que pertence, percebo que é duro perceber que nada mais ha a fazer... Foi um trabalho espectacular e foram os vencedores, mas nos atletas temos objectivos que passam pela presença do slava e de uma piscina disponivel para treinar-mos, porque pagar para nadar no jamor tb o podemos fazer como individuais e ai sim acabaremos com essa fantuxada duma direcção falhada a custa do futebol que tanto manda neste pais. Se o Slava for para um clube em lisboa de acesso facil contará com 98% da equipa, pois tudo iremos fazer para não nos separarmos.

E quando as encomendas não sei nem percebo o porque de insistir na porcaria dessa conversa, e se for encomendado? ainda bem ao menos toda a gente tem conhecimento daquilo que passa num clube em que a piscina de 50 foi oferecida, quem derá a 80% dos clubes portugueses , enfim a rentabilidade deve-se a uma boa gestão coisa que tem de ser feita por pessoas competentes e infelismente que a muitos anos que o belenenses não garante isso , devido as suas opções, ou seja opções dos socios que votam sempre na mesma serpa torta, aliais para mim dps de cabral ferreira nenhum se safou....

Anónimo disse...

Acho engraçado é num curto espaço de tempo a imprensa desportiva nacional, mais especificamente o jornal "A Bola", terem tido um interesse tão imediato na natação do clube.
Só quem não está por dentro do clube é que pode pensar que é puro interesse. Acordem as noticias foram encomendadas por alguem que se mexe muito bem e em diversos locais.
Devem pensar é se as noticías não poderão ser responsabilizadas por um desfecho menos desejado.

Força Belém


Podem-me traduzir para português?

Anónimo disse...

Já chega de bocas negativas!
Uma modalidade não acaba por sair um treinador! Se sair, muita pena de todos, mas a natação do Belem continua. Se sairem alguns dos nadadores mais velhos, ainda mais pena, boa sorte para eles, mas a natação continua. Já sairam de cá muitos bons nadadores, alguns de grande nível (pensem porque que é que alguns sairam ...) e a natação do Belem continuou sempre forte. E assim será de novo.

Anónimo disse...

Acho que sem o Slava isto não vai para a frente...
Quando e que sai do Belem????

Força belem!!!!!!!!