domingo, 20 de setembro de 2009

Travessia do Sado - Prova muito difícil

Decorreu sábado à tarde a Travessia do Sado, 7ª Etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas.

Vista da Partida (Tróia) e da Meta:


O CFB participou com o seu habitual quarteto, Lara, Luisa, Tioma e Rebolo, e mais alguns nadadores Master que não se deslocaram aos Europeus em Cadiz.

Grupo do CFB:


A prova foi muito difícil, por vezes com algum dramatismo, para todos os atletas. Dois factores contribuiram para as difíceis circunstâncias: a baixa temperatura da água e o facto da prova ter começado com cerca de 30 min de atraso (17h00), altura em que a maré vazante já se fazia sentir em força. Deste modo, muitos nadadores, principalmente da 2ª metade do grupo, só conseguiram chegar à margem direita já algumas centenas de metros a jusante da meta, o que os obrigou a um esforço enorme suplementar para nadar contra a corrente e chegar ao final.

Como consequência quase 3 dezenas de nadadores desistiram e muitos dos que terminaram a prova (cerca de 80) chegaram ao fim em péssimas condições, obrigando a pronta assistência dos bombeiros. 2 nadadores tiveram mesmo que ser transportados ao hospital.

Quanto aos nossos, todos completaram a prova, mas alguns em muito mau estado. A Luisa chegou gelada e com tonturas, o Tioma demorou imenso a conseguir parar de tremer, a Rita Santos e o Bruno Ruas tiveram que ser assistidos pelos bombeiros à chegada. O pior caso foi, no entanto, o Rebolo, que teve ser prontamente assistido pelos bombeiros e teve que receber assistência na ambulância, durante um largo período.

Para completar o cenário, verificou-se grande dificuldade em apurar os resultados (ainda não disponíveis de momento) e só 2 horas após a prova foi possível distribuir prémios, e estes só aos primeiros 5 da classificação absoluta.

Quanto à parte desportiva, após a chegada dos primeiros rapazes (vitória destacada do Arseniy), chegou um grupo que integrava as primeiras 5 raparigas, onde estava a Lara. Foi uma lotaria, com as 5 a chegar praticamente em simultâneo, com vitória para a Marta Saraiva e a Lara a conseguir o 4º lugar. Pouco depois chegou um grupo mais numeroso e bem espalhado, do qual faziam parte o Tioma e a Luisa (10º lugar abs fem). Mais tarde e mais ou menos isolado chegou o Rebolo. Noticiaremos aqui as classificações assim que estiverem disponíveis.

Fotos da Travessia do Sado:

AA Trav Sado set 09

4 comentários:

Anónimo disse...

HEROIS!!

Anónimo disse...

...DO MAR...

Anónimo disse...

ai podes ter a certeza.
Não e para quem quer mas sim para quem pode!

Anónimo disse...

Pois é, após aquele esforço todo, não sendo a classificação o mais importante para todos, é para alguns de certeza. O sistema de controlo das chegadas deixou muito a desejar. Provavelmente se utilizarem 2 sistemas de controlo, mesmo que 1 deles seja mais arcaico, por vezes funciona melhor e é mais fiável... apenas para pensarem nisso...